Outubro Rosa – Mês de conscientização do câncer de mama

Notícias
Tipografia

 reproducao outubro rosa

Como cuidamos da saúde de nossos filhos, os radialistas devem fazer o mesmo em relação ao seu corpo e sua mente. Mente sã, corpo sadio, já diz o ditado e o Sindicato tem uma política de acompanhamento e prevenção em relação a saúde do trabalhador através de uma comissão composta por trabalhadores da base e dirigentes sindicais.

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Com maior incidência nas mulheres, os homens também são vítimas, mesmo que em número menor. Por isso a importância de prevenir o câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. Lembrando que os sintomas são os mesmos nos homens, apesar de menor incidência. Ele é mais

fácil de ser percebido como um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas. Os homens podem começar a fazer o auto exame, que consiste em apalpar seios/mamilos a procura de algo estranho no local. Apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher/homem observem alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

Como prevenção, tanto a mulher como o homem devem ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Fonte: Biblioteca Virtual Ministério da Saúde

 

cipa

Os trabalhadores estão sujeitos a adoecer no local de trabalho, bem como sofrerem acidentes, principalmente se a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, não for ativa. Por isso a importância de quem escolhe, através do voto, os representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, bem como os eleitos que, se não atuarem corretamente, podem ser responsabilizados por negligência no cargo.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 

Comunicado de Acidente de Trabalho - CAT

Esse é o documento exigido pelo INSS – Previdência Social para que um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional seja reconhecido pelo órgão federal.

Ainda assim, o empregador deve apresentar o documento até o primeiro dia útil após a ocorrência do acidente de trabalho.

Nesse sentido, no caso de óbito, o documento deve ser emitido imediatamente e, no caso de doença ocupacional, o prazo será de um dia útil após o paciente receber o diagnóstico médico. 

Saiba mais sobre a CAT através de nosso podcast.

 

Comissão de Saúde do Sindicato dos Radialistas

O Sindicato dos Radialistas realiza regularmente monitoramento e acompanhamento de casos de trabalhadores, que apresentam problemas de saúde relacionados ao trabalho. Seja acidentes ou doenças ocupacionais. Se é o seu caso ou conheça alguém nesta situação, entre em contato com o Sindicato para que a comissão de Saúde possa acompanhar e orientar o trabalhador em relação aos seus direitos, junto a empresa ou ao INSS. É fundamental se informar e ser orientado sobre situações que contribuem para o adoecimento do trabalhador.

Os casos atendidos pela comissão de Saúde do Sindicato dos Radialistas são encaminhados para um segundo atendimento, especializado, dos CEREST´S no estado de São Paulo e pelos CRST na capital.

Contato: 11 3145 9999 Fale com Jéferson

e-mail: jbsantos@radialistasp.org.br

 

PPP INSS

Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa. Anteriormente somente os trabalhadores que tinham direito a se aposentar precocemente, coma chamada aposentadoria especial, recebiam os formulários substituídos pelo PPP. A partir de 1º de janeiro de 2004, a empresa ou a equiparada a empresa ficou obrigada a elaborar o PPP, de forma individualizada para seus empregados, trabalhadores avulsos e cooperados.

 

dossie coronavirus trabalho

O coronavirus é transmitido de uma pessoa para outra, quando estão próximas uma da outra, por meio de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra ou fala. Essas gotículas podem atingir a boca, nariz e mucosas de pessoas próximas ou serem inaladas nos pulmões. A categoria dos Radialistas participa de um projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNESP sobre a Covid-19 no local de trabalho. Para participar, visite o endereço https://bit.ly/3BEBtr5 e responda as questões.